domingo, 23 de abril de 2017

Dia Mundial do Livro



O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Este ano associa-se aos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal.

Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616.

Em 2017, e porque se comemoram os 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal


a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar o Dia Mundial do Livro com esta efeméride, incitando à leitura e celebrando o livro como um hino à vida.

O cartaz, um cartoon com conceção e design da ilustradora e cartoonista Cristina Sampaio
pretende mostrar simbolicamente que o livro e a leitura são fatores fundamentais para o crescimento económico, político, social e cultural, e que se encontram na base da cidadania plena.

Fonte:  http://blogue.rbe.mec.pt/dia-mundial-do-livro-2017-2064765

Boas leituras:)

domingo, 2 de abril de 2017

Dia Internacional do livro infantil

Sabem por que razão se escolheu o dia 2 de abril para se celebrar o dia  Internacional do livro infantil?
Não sabem? Cliquem aqui e terão a resposta.

Desafio-vos a participar neste passatempo. 
Quem se atreve a ser o primeiro?


MÁQUINAS HÁ MUITAS - PASSATEMPO
Para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil, o Pato Lógico e o Jaime Ferraz lançam aos seus leitores um novo desafio!

É verdade que o mundo está cheio de máquinas, mas algumas ainda não foram inventadas e até dariam muito jeito, como uma máquina de teletransporte ou, ainda melhor, uma máquina de fazer TPC. O Pato e o Jaime querem saber que máquinas gostarias de inventar. Envia a tua ideia, em desenho ou frase, para contacto@pato-logico.com, até 16 de Abril.


O Jaime Ferraz e a equipa do Pato Lógico irão escolher a máquina mais fascinante e o seu inventor receberá uma «Máquina», acabada de publicar:


Para saberes mais sobre o autor, a editora e o passatempo clica na imagem.